segunda-feira, 3 de abril de 2017

A Rede Local de Intervenção Social (RLIS) “Desafio à Inclusão Social” do Concelho de Estarreja iniciou as suas funções no dia 2 de novembro de 2016, na Rua do Outeiro da Bandeira (antiga escola da Bandeira). 
A RLIS surgiu da ideia do anterior Governo em transferir algumas competências da Segurança Social para instituições particulares de solidariedade social (IPSS) — mais concretamente as competências relacionadas com o atendimento e acompanhamento social das famílias mais vulneráveis. 
No âmbito do novo ciclo de fundos comunitários Portugal 2020, em 2015 foi aberta uma linha de 50 milhões de euros para quem (IPSS) se candidatasse ao exercício dessas funções num período até três anos. A Fundação Benjamim Dias Costa candidatou-se ao projeto RLIS, sendo a única instituição concorrente no Concelho de Estarreja, tendo sido aprovado em junho de 2016. 
A RLIS tem por fundamento uma lógica de intervenção articulada e integrada entre as várias entidades do setor social, com uma estratégia de reforço da coesão social, designados como Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), que asseguram o atendimento e o acompanhamento de indivíduos/famílias do concelho que se encontrem em situação de vulnerabilidade, exclusão ou emergência social. O SAAS caracteriza-se por ser um serviço de atendimento gratuito, contínuo, especializado e de proximidade à população tendo como principais pressupostos a inclusão e inserção social e profissional, potenciando a autonomização dos cidadãos e a mobilização dos recursos locais. 

Ao nível nacional a RLIS tem como objetivo a descentralização dos serviços da Segurança Social, aproximando-os o mais possível da população, através de deslocações às freguesias do concelho de Estarreja, que leva a uma intervenção mais assertiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário